Sri T. Krishnamacharya

Passou os primeiros 40 anos da sua vida a privar com sábios em diferentes lugares na Índia, a estudar, a adquirir conhecimentos e um conjunto impressionante de diplomas e títulos em disciplinas que vão desde o Sânscrito e Yoga até aos estudos Védicos.

Sob a benevolência do Maharaja de Mysore, tomou conta de escola de Yoga do Palácio e estabeleceu-se na região. Durante este período, dois dos seus alunos, actualmente mais famosos, foram B.K.S Iyengar e Pattabhi Jois, que seguiram depois um rumo independente, com uma abordagem mais agressiva à prática de yoga.

Krishnamacharya foi pioneiro a aperfeiçoar as posturas, a optimizar as sequências, e a atribuir valor terapêutico a asanas específicos. Combinou a prática de Asana com Pranayama, o que tornou os movimentos e as posturas como parte integrante da meditação, ao invés de serem apenas uma etapa no caminho da meditação.

O terceiro estudante de Krishnamacharya a ter proeminência foi o seu próprio filho T.K.V. Desikachar que, primou pela adaptação dos asanas às necessidades individuais e à sua aplicação terapêutica.

Indra e A.G. Mohan tiveram o privilégio de estudar particularmente com Sri T. Krishnamacharya durante 18 anos.

Srivatsa Ramaswami, estudou com Krishnamacharya, cerca de 30 anos.